Filipa Costa

Psicóloga

Psicóloga, com Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com cédula profissional nº 15262. Formação pós-graduada em Psicologia Escolar. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Formadora certificada pelo IEFP. Das suas formações destaca-se a área da dislexia e mediação de conflitos em contexto escolar.

Diretora Clínica do Centro de Desenvolvimento de Competências Converge Capacity. Exerce funções como Psicóloga nesta entidade, particularmente, em áreas relacionadas com a Psicologia Escolar e da Educação, realizando avaliação e acompanhamento psicopedagógico de crianças e jovens com ou sem Necessidades Educativas Especiais, e na área da Psicologia Clínica Infantil, fazendo consultas de avaliação a crianças e jovens e implementando programas de intervenção com acompanhamento e suporte às famílias.

Realiza, também, consultas de avaliação psicológica e psicoterapia com adultos.

Desenvolveu em co-autoria o Projeto A Brincar Aprendo a Ser e Estar, um projeto de educação sócio-emocional, implementado na rede de Jardins de Infância do Município de Guimarães, dirigido às crianças do pré-escolar que frequentam as AAAF.

Tem experiência em conceção e dinamização de formação dirigida a docentes e não-docentes relacionadas com a prevenção da indisciplina, gestão de comportamentos e de conflitos no meio escolar. Desenvolve ações de parentalidade e promoção do sucesso escolar junto dos pais e educadores. Implementa programas de promoção de competências sociais, emocionais e de estudo.

Teve experiência em coordenação pedagógica num Centro de Estudos. Já desenvolveu intervenção na área do acolhimento residencial de crianças e jovens em risco e na área da Psicologia do Desporto.

De momento, encontra-se a realizar especialização em Psicoterapia Cognitivo-comportamental na Infância e Adolescência.